quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

INCLUSÃO DIGITAL


RELAÇÃO ENTRE A INCLUSÃO DIGITAL E O TRABALHO DA GESTÃO E DIÁLOGO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

 

 

            A Inclusão Digital se faz necessário dentro e fora da escola, em todo o mundo há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços através da internet. Por isso, uma pessoa incluída digital, como se diz, tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia.

            Em nossa comunidade esta relação com a inclusão digital ainda é um pouco distante, há apenas uma escola que fornece este serviço e ainda não a um programa do governo e nem do município onde abrigue a comunidade escolar.

            Chamamos de inclusão digital  a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e participar das redes sociais facilitando sua própria vida fazendo uso da tecnologia.

            Como gestor faço uso das tecnologias para aprimorar conhecimentos, expandir as noticias da escola, garantir a adesão dos alunos em programas sociais. Em meu trabalho esta ferramenta, tem grande importância, pois é onde recebo e forneço informações a Secretaria Municipal de Educação e o MEC.

            A escola dispõem de um e-mail próprio onde se comunica com a prefeitura local e demais pessoas da sociedade, ainda o dialogo com a comunidade escolar por meio desta tecnologia esta gatinhando, em passos curtos, pois não dispomos no bairro de tele centros  para atender a comunidade que ainda não dispõem deste serviço da tecnologia.

             Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social facilitando e dandoi agilidade em seu cotidiano. Temos inúmeros exemplos dessas facilidades como, as operações bancárias, as compras em lojas virtuais e supermercados que entregam em domicílio, alguns cursos on-line, inclusive de Educação a Distancia e serviços públicos variados.

            Acredito que em futuro bem próximo todos da comunidade escolar terão acesso a esta tecnologia e farão uso do meios de comunicação, assim a escola estará viva dentro e fora de suas dependências, pois poderemos dar informações das atividades realizadas, de trabalhos a serem realizados, comunicação direta sobre os projetos em andamento, e os que irão ter inicio, comunicação de epidemias no bairro e na cidade, velocidade das informações da escola como balanço semestral da renda e seus gastos do PDDE, interação entre escola/aluno/pais e a parte pedagógica que tem como seu principio o Projeto Politico Pedagógico, na sua construção e reformulação, dando agilidade nas informações, mais clareza e transparência nas decisões e tudo isso tendo a comodidade de acessar estas informações em qualquer lugar e hora que achar necessário.

            Assim a Inclusão Digital, traz à democratização das informações e agilidade em processos de escolhas de decisões auxiliando e muito a toda a equipe docente e a gestão da escola.

            O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), incentiva e dá
o suporte necessário para a utilização pedagógica da informática nas escolas públicas da educação básica no Brasil.

A inclusão digital resulta em inclusão social, assim como a exclusão digital aprofunda a exclusão social.

Grato

Cassiano

 

Referencias

Ministério da Educação. Portal de Inclusão Digital. Acessado em 1 de mar. de 2008. Disponível em: http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao

 

 

 

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